Sinopse:
Prémios e Menções:
Caldecott Honor Book
National Book Award for Children's Book
Library of Congress Children's Book
American Book Award
New York Time Best Illustrated Book
Temática: os sentimentos na infância; a valentia.
Quando o Pai andava no mar e a Mãe esperava no jardim,
Ida tocava a sua trombeta mágica para sossegar o bebé ?,
mas sem nunca olhar…
"O Que Está Lá Fora" é o terceiro título da trilogia de contos oníricos de que fazem parte "Onde Vivem os Monstros" e "Na Cozinha da Noite".
Foi publicado em 1981, após uma viagem de Maurice Sendak à Alemanha, a propósito das suas ilustrações para os contos dos irmãos Grimm.
O traço dos pintores românticos alemães – sobretudo o de Philipp Otto Runge – é visível neste livro.
Visível também é a influência dos contos de fadas, nos quais Sendak se baseia para desvelar as emoções da protagonista relativamente à sua irmã mais nova, que ela terá de resgatar – num misto de audácia, responsabilidade e valentia – dos duendes que a raptaram.
Além disso, são ainda abordados temas como a capacidade para resolver os erros cometidos, a lealdade para consigo próprio e para com os outros num mundo confuso.
De destacar é a combinação de duas melodias – a visual e a sonora – que se mesclam, dando lugar a mensagens plenas de ambiguidade que serão, sem dúvida, captadas pelos leitores mais pequenos de forma intuitiva. As ilustrações são ricas em detalhes, símbolos e referências: a natureza, por exemplo, volta a crescer proporcional à intensidade da fantasia.
"Basicamente, é a minha história e a da minha irmã", disse Sendak a propósito desta obra. "Ela é a Ida e a sua irritação, e até mesmo raiva, pelo facto de ter de tomar conta de mim. Insinuar esta faceta de um relacionamento num livro para crianças não é fácil para os críticos porque há uma perceção errada do que é um livro infantil, do que ele deve ou não abordar… Na essência, a ideia é que eles sejam sadios, divertidos, engenhosos e otimistas; que não mostrem as pequenas misérias da vida real. Mas eu lembro-me de como era a vida real e não sabia escrever sobre outra coisa".